O principal objetivo do grupo de pesquisa é incentivar a interação entre diferentes participantes com diferentes graus de escolaridade a partir de um espaço compartilhado por outros 3 grupos, afim de desenvolver teorias, modelos e objetos que auxiliem a formação de professores de ciências.
Há décadas a pesquisa sobre formação de professores(as) de ciências encontra-se no dilema entre teoria e prática; conteúdos e abordagens; contextos e especificidades; e outros paradoxos da realidade escolar. Somam-se a isso as políticas educacionais que parecem estabelecer objetivos para o futuro professor que vão muito além do que o currículo e o prazo de uma licenciatura permitem. Neste sentido, este projeto entende que os programas institucionais para a docência e para a pesquisa permitem, em ambientes de grupos de pesquisa, complementar a formação do(a) professor(a), incentivando uma formação crítica a partir da investigação e da prática reflexiva.
Busca e análise bibliográfica;
Planejamento e construção de objetos;
Coleta e análise de dados entre licenciandos sobre os processos de construção e planejamento
Oficina com professores
Escrita de relatórios e artigos
Workshops
Esta pesquisa compõe o projeto de Iniciação Científica IC (Ensino Médio) aprovado no edital no 02/2020/PRPGI/IFBA, com título “Práticas Charlatães na Chapada Diamantina – BA: Discutindo o invisível e conceitos fundamentais da Física Quântica”.
A construção desse objeto educacional baseou-se na descontrução/desmistificação do termo quântico da física quântica, usado de forma errônea em práticas charlatães e pseudocientíficas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Seabra Coordenação de Extensão A educação científica na corrida contra a Covid-19: combatendo Fake News https://portal.ifba.edu.br/seabra
Com a pandemia do novo coronavírus trouxe à sociedade desafios maiores do que os imaginados. Em meio a um quadro temeroso com a busca pela vacina, na contramão de combate a Covid-19, outros problemas surgiram: a disseminação de Fake News (Notícias Falsas) que tem se alastraram na internet.
Esse guia foi construído com o objetivo de conscientizar a comunidade interna e externa do IFBA campus Seabra, principalmente com relação ao compartilhamento de informações falsas.
“Desvendando o universo quântico: uma jornada pela Física do infinitamente pequeno” é o título do e-book de autoria do estudante do curso de automação industrial Gabriel Reis e da professora de física Rafaelle Souza, do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
O livro digital é resultado do projeto “Divulgação científica em rede social: uma prática no Instagram para entender a mecânica quântica”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), que foi aprovado em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto.