Professora do campus Salvador publica artigo sobre Escola de Física da CERN

O trabalho “Divulgação científica como responsabilidade social dos cientistas: foco na física” foi apresentado, em língua inglesa, na 17ª Conferência Bienal Internacional de Ensino de História, Filosofia e Ciências (IHPST) pela professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Rafaelle Souza na tarde da última terça-feira (3). Considerada uma das maiores conferências internacionais na área, o evento teve início no último dia 2 de setembro e vai até amanhã (6), em Buenos Aires, onde reúne pesquisadores/as de diversas partes do mundo.

O artigo é resultado da pesquisa realizada entre 2022 e 2024 com a participação de bolsistas do ensino técnico e superior, financiados/as pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (Fapesb).

O objetivo do estudo é divulgar outras pesquisas sobre física desenvolvidas em grupos do próprio IFBA. “A proposta é gerar reflexões sobre como os/as cientistas e universitários/as em geral poderíamos contribuir para um progresso que resulte numa distribuição mais equitativa das informações científicas entre vários setores da população”, esclarece Rafaelle. 

Pesquisadora apresenta na Argentina resultados de projetos de divulgação científicaPara isso, foi criada uma página colaborativa na internet para disseminar informações científicas em um público mais amplo. “É um site que contém vários dos projetos e artigos específicos na área”, explica a pesquisadora, que lidera o Laboratório de Educação STEAM Maker (LESTEAMM) do campus Salvador. 

O projeto também conta com a participação do Grupo de História da Ciência e Ensino (GHCEN), liderado pela pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Ana Paula Bispo da Silva. Rafaelle destaca que a aproximação dos dois grupos de pesquisa é fruto do projeto ‘A história de teorias, modelos e objetos como cenário para a formação de professores(as) de ciências’, financiado pela Chamada 18/2021 (Faixa A – Grupos Emergentes) do CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 

“A participação em eventos dessa natureza é fundamental para que os/as pesquisadores/as do Instituto se façam presentes, pois a nossa participação coloca o IFBA em um cenário internacional de pesquisa, contribuindo tanto para a formação do pesquisador, quanto para o estabelecimento do Instituto como instituição de pesquisa. O evento também configura um momento de discussão entre os pares e de compartilhamento de conhecimentos que são relevantes para o avanço da pesquisa do campus”, detalha a pesquisadora do campus Salvador, que realizou a viagem com recursos próprios.

Pesquisadora apresenta na Argentina resultados de projetos de divulgação científica

Artigo tem resultados das seguintes pesquisa: 

  • 1.  Divulgação científica enquanto responsabilidade social dos cientistas: um foco na física – Edital nº 01/2022/PRPGI/IFBA – Edital de Iniciação Científica.
  • 2. Divulgação Científica em rede social: uma prática no Instagram para entender a mecânica quântica – Edital nº 02/2022/PRPGI de 09 de março de 2022 – Edital de Iniciação Científica.
  • 3. Repositório colaborativo para apoiar a divulgação científica e tecnológica – Edital nº 03/2023/PRPGI/IFBA de 25 de janeiro de 2023 – Edital de Iniciação Científica

 

Com informações do site IFBA – Campus Salvador